74 Artistas | Exposição Coletiva

74 artistas (2019) é um desdobramento da exposição Doação D! que ocorreu na Galeria Zagut, no Rio de Janeiro, sob a coordenação de Augusto Herkenhoff e Isabela Simões. Naquele momento, Augusto, que estudava a obra de Goeldi em seu projeto de mestrado e frequentava a Biblioteca Nacional, tomou conhecimento do rico acervo da instituição, que guarda obras de Durer a Adriana Varejão, bem como do próprio Goeldi. Nessas visitas nasceu a ideia de ampliá-lo com obras de artistas recentes do Rio de Janeiro e também de fora do estado fluminense. A Zagut encampou a ideia e convidou quase uma centena de artistas para exporem na galeria e, concomitantemente, doarem uma de suas obras para o acervo da biblioteca. Com a participação de 76 deles, a exposição se realizou com sucesso.  O artista capixaba Orlando Farya, que fez parte da referida mostra, apresentou o projeto a Rogério Borges – secretário de cultura da Ufes – que, entusiasmado, prontamente aceitou a ideia de trazer este espírito de doação para a Galeria Espaço Universitário.

Entretanto, 74 artistas não é a mesma exposição ocorrida no Rio. Para terras capixabas o projeto se renovou, a partir do convite de outros artistas – inclusive novos nomes locais –, perfazendo assim um diálogo, um encontro entre diversos artistas brasileiros.

Doação é o mote que conduz este projeto expositivo, que intenciona seguir para outros estados brasileiros, convidando artistas a exporem obras e doá-las para instituições públicas. Não se tem aí uma curadoria específica, mas um chamado aberto para coletivamente se ampliar e pensar os acervos artísticos de nossas instituições. Nesta esfera, perguntas antigas e novas vêm à tona: Como ampliar e dinamizar um acervo artístico? Como este acervo contribui para a arte local? O que ele pode fazer para a educação artística, para a política cultural do estado e do país? A Secult-Ufes, ao realizar esta exposição, renova o compromisso de avaliar seu acervo à luz da história e da arte, de verificar seu lugar no contexto da arte brasileira e de atuar na sua difusão, disponibilizando-o para estudo, pesquisa e apreciação.

Fernando Augusto dos Santos Neto

Chefe da Divisão de Artes Plásticas

🖼️ Mostra virtual disponível no perfil @gaeu.ufes, no Instagram
⚠️Visitação suspensa em função da pandemia

educativogaleria.secult [at] ufes.br

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.