Oficinas

 “Terra-solo”: Oficina Land art para crianças

A partir de experiências sensoriais com a terra, a oficina propõe a investigação, a pesquisa criativa com os elementos da terra-solo, buscando referências na Land art para trabalhar com a arte em campo expandido e fundamentar as discussões. A arte como campo expandido nos permite estabelecer conexões onde ela possa estar, nos espaços em que ocupa, sejam parques, ruas, galerias, salas de atividades. A Land Art, Earth Art ou Earthwork, se refere ao tipo de arte em que o terreno natural, em vez de prover o ambiente para uma obra de arte, é ele próprio trabalhado de modo a integrar-se à obra. Para as crianças, trabalhar com a Land art torna-se uma ação potente no processo de aproximação com a Natureza e com a efemeridade da vida e da Arte.

 

 “Terra-território”: Oficina de vídeos (Ensino Fundamental I e II)

A oficina de vídeos tem como estimular a pesquisa e a exploração da linguagem audiovisual, a partir da relação lúdica com os elementos da natureza. O objetivo dessa ação é fazer com que os estudantes (alunos de Ensino Fundamental I e II) criem vídeos com o aplicativo de celular Stop Motion Studio.

A video art participa de várias correntes artísticas como a arte conceitual, a performance e a land art. Assim como André Arçari, inúmeros artistas contemporâneos utilizam a video art como expressão artística.

 

“Terra-gaia”: Oficina de fotografias com celular (Ensino Médio)

A linguagem fotográfica utilizada pelo artista André Arçari nos remete a uma maneira de ver, a um estudo sobre o olhar, para selecionarmos, a partir do que nos é comum, o melhor ângulo e o momento de captar o incomum, aquele fragmento de tempo que congelamos, mas que ao mesmo tempo nos faz rememorar histórias e narrativas singulares.

A oficina de fotografias com celular propõe aguçar o olhar dos estudantes (alunos do Ensino Médio) para outras formas de experimentar o contato com a natureza.

 

É importante mencionar que, em todas as propostas, os estudantes serão incentivados a observarem as obras, a falarem sobre o que viram e a escutarem as diferentes respostas e opiniões do grupo. O embate de ideias faz parte do diálogo, portanto, a leitura que cada um/uma fará das fotografias será muito particular. A leitura de uma obra de arte é aberta, assim, não tente descobrir o que o artista pensou ou quis expressar, apenas reflita sobre as diferentes produções de sentido criadas a partir dela.

 

Dia da semana

Horário

Atividade

 

Segunda-feira

Outubro: dias 07, 14 e 21 

Novembro: dia 04

13h às 17h

“Terra-solo”: Oficina Land art para crianças

 

Terça-feira

Outubro:  dias 08 e 29

Novembro: dia 05

13h às 17h

“Terra-território”: Oficina de vídeos (Ensino Fundamental I e II)

 

Quarta-feira

--------------

---------------

 

Quinta-feira

Outubro: dias 10, 17 e 31

Novembro: dia 07

8h às 12h

Land art para crianças ou

Oficina de vídeos ou

Oficina de fotografias com celular

 

Sexta-feira

Outubro: dias 11 e 18

Novembro: dias 01 e 08

13h às 17h

“Terra-gaia”: Oficina de fotografias com celular (Ensino Médio)

 

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910