Oficinas
“Terra-solo”: Oficina Land art para crianças
A partir de experiências sensoriais com a terra, a oficina propõe a investigação, a pesquisa criativa com os elementos da terra-solo, buscando referências na Land art para trabalhar com a arte em campo expandido e fundamentar as discussões. A arte como campo expandido nos permite estabelecer conexões onde ela possa estar, nos espaços em que ocupa, sejam parques, ruas, galerias, salas de atividades. A Land Art, Earth Art ou Earthwork, se refere ao tipo de arte em que o terreno natural, em vez de prover o ambiente para uma obra de arte, é ele próprio trabalhado de modo a integrar-se à obra. Para as crianças, trabalhar com a Land art torna-se uma ação potente no processo de aproximação com a Natureza e com a efemeridade da vida e da Arte.
“Terra-território”: Oficina de vídeos (Ensino Fundamental I e II)
A oficina de vídeos tem como estimular a pesquisa e a exploração da linguagem audiovisual, a partir da relação lúdica com os elementos da natureza. O objetivo dessa ação é fazer com que os estudantes (alunos de Ensino Fundamental I e II) criem vídeos com o aplicativo de celular Stop Motion Studio.
A video art participa de várias correntes artísticas como a arte conceitual, a performance e a land art. Assim como André Arçari, inúmeros artistas contemporâneos utilizam a video art como expressão artística.
“Terra-gaia”: Oficina de fotografias com celular (Ensino Médio)
A linguagem fotográfica utilizada pelo artista André Arçari nos remete a uma maneira de ver, a um estudo sobre o olhar, para selecionarmos, a partir do que nos é comum, o melhor ângulo e o momento de captar o incomum, aquele fragmento de tempo que congelamos, mas que ao mesmo tempo nos faz rememorar histórias e narrativas singulares.
A oficina de fotografias com celular propõe aguçar o olhar dos estudantes (alunos do Ensino Médio) para outras formas de experimentar o contato com a natureza.
É importante mencionar que, em todas as propostas, os estudantes serão incentivados a observarem as obras, a falarem sobre o que viram e a escutarem as diferentes respostas e opiniões do grupo. O embate de ideias faz parte do diálogo, portanto, a leitura que cada um/uma fará das fotografias será muito particular. A leitura de uma obra de arte é aberta, assim, não tente descobrir o que o artista pensou ou quis expressar, apenas reflita sobre as diferentes produções de sentido criadas a partir dela.
Dia da semana |
Horário |
Atividade
|
Segunda-feira Outubro: dias 07, 14 e 21 Novembro: dia 04 |
13h às 17h |
“Terra-solo”: Oficina Land art para crianças
|
Terça-feira Outubro: dias 08 e 29 Novembro: dia 05 |
13h às 17h |
“Terra-território”: Oficina de vídeos (Ensino Fundamental I e II)
|
Quarta-feira |
-------------- |
---------------
|
Quinta-feira Outubro: dias 10, 17 e 31 Novembro: dia 07 |
8h às 12h |
Land art para crianças ou Oficina de vídeos ou Oficina de fotografias com celular
|
Sexta-feira Outubro: dias 11 e 18 Novembro: dias 01 e 08 |
13h às 17h |
“Terra-gaia”: Oficina de fotografias com celular (Ensino Médio)
|
|