Material educativo
A exposição “Corpo m_e_m_ó_r_i_a”, com curadoria de Attilio Colnago, celebra os 70 anos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A mostra reúne obras de oito artistas cujas trajetórias dialogam com os temas do corpo e da memória. Com ponto de partida na convergência entre arte e psicanálise, a exposição explora conceitos como corpo, traço e memória, oferecendo novas perspectivas sobre essas interseções.
Entre as/os artistas apresentadas/os, selecionamos Clélia Soares e Juliana Pessoa, com suas obras “o corpo é a memória da terra” e a série “Sentido da Terra”, respectivamente.
Com essa intenção, elaboramos quatro propostas para serem desenvolvidas pelas/os docentes nas salas de aula da Educação Infantil e que também podem ser adaptadas para os Ensinos Fundamental e Médio, tendo como referência o texto “Qual lugar da Arte na Educação Infantil?” (Góes, 2023).
Esperamos, por meio deste material, incentivar as/os professoras/es e demais profissionais que a ele tiverem acesso a pensarem em como temáticas/atividades cotidianas das crianças/estudantes podem ser elaboradas a partir de um outro olhar.